Osram desenvolve lâmpada de LED com eficiência de 95%

13/08/2014

A matriz da Osram na Alemanha anunciou recentemente que uma lâmpada LED tubular em desenvolvimento pela empresa atingiu o nível de eficiência recorde de 95%. Ainda em testes, a amostra é capaz de alcançar um índice de reprodução de cores de 90 com consumo de 19 watts. Os resultados foram apresentados pelo departamento de pesquisa e pela unidade de negócios de semicondutores ópticos e lâmpadas da empresa na ultima edição da feira de iluminação Light-Building, realizada em abril ,em Frankfurt, Alemanha .
A lâmpada LED alcançou eficiência de 215 lumens por watt e fluxo luminoso de 3900 lumens a uma temperatura de cor de 3000 k (luz branca quente).O mesmo pico de eficiência foi alcançado com luz branca fria e quente .A eficiência do driver foi de 95%,e do conjunto lâmpada-driver foi de 205 1m/W.
Segundo a Osram ,o alto nível de eficiência da lâmpada LED em teste é resultado de uma combinação de chips LED vermelhos de alta eficiência e chips verde-esbranquiçados que contem fósforo em estagio avançado de produção pela empresa,alem de outros materiais com alto índice de reflexão .Para minimizar a absorção ,componentes ópticos integrados foram adotados.
A Osram concluiu que, em termos comparativos, a lâmpada LED produz o mesmo fluxo luminoso (lumens), ou seja, gera a mesma qualidade de luz que os modelos fluorescentes tradicionais ou tubos de LED, com metade do consumo.
As novas tecnologias utilizadas na pesquisa serão integradas ao desenvolvimento de produtos da Osram e adotadas na linha de produtos da empresa em 2015.